As melhores cidades para morar no Brasil

Quem procura qualidade de vida encontra em algumas cidades o melhor lugar para viver bem. Destacamos três delas, onde você pode encontrar empreendimentos com a grife Mota Machado

Mais que um desejo, morar bem é uma decisão importante que tem grande influência na saúde e na forma com que as pessoas levam a vida pessoal e profissional. Na região Nordeste do país, de acordo com o ranking anual da Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica, a capital do Ceará, Fortaleza está entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, assim como as capitais Teresina (PI) e São Luís (MA). O estudo é realizado de acordo com os dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). 

A cidade de Fortaleza se destaca no cenário brasileiro por apresentar belas paisagens e por contar com uma excelente infraestrutura, disponibilizando ensino de qualidade, acesso à cultura, custo de vida acessível, entre outras vantagens.

Fortaleza é a 5ª maior cidade do País e a capital brasileira mais próxima da Europa, fica a 5.608 km de Lisboa, em Portugal, e está a apenas 5.566 km de Miami, nos EUA. Sua posição geográfica estratégica fez com que despontasse como principal ponto de transferência de dados de alto tráfego de informação do Brasil para os demais quatro continentes.

Hoje, todo tráfego de dados entre a América Latina e o resto do mundo passa por Fortaleza, o que significa que a cidade é responsável por conectar o Brasil ao mundo. 

Com 314.930 km2 de área total, a cidade abriga atualmente 119 bairros que, historicamente, eram vilas isoladas ou mesmo municípios antigos que foram incorporados à capital em decorrência da expansão dos limites do município. 

O litoral de Fortaleza possui uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias principais. Tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti, ao sul. As praias mais frequentadas pelos fortalezenses são: Praia do Futuro (leste), Meireles, Mucuripe e Praia de Iracema (norte), Leste-Oeste e Barra do Ceará (Oeste).

O Meireles se destaca por ser um dos bairros nobres da capital cearense, lugar com o metro quadrado mais caro do Estado. O bairro oferece infraestrutura completa, com shopping center, teatro, galerias de arte, bares e restaurantes, feira de artesanato, além da Avenida Beira Mar, um grande polo turístico da cidade. E é no Meireles que está o Rooftop Canuto 1000, empreendimento de alto padrão da Mota Machado.

Capitais de ouro

Morar em Teresina, capital do Piauí, é estar em uma cidade com a terceira melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Além da tranquilidade e do povo receptivo, o lugar está entre as capitais mais seguras do Brasil, de acordo com o IPEA.

A 343 quilômetros do litoral, com localização privilegiada no centro-norte piauiense, Teresina tem no turismo de negócios seu ponto forte. O Jóquei é um dos bairros nobres que se destaca em Teresina, localizado na zona leste da cidade. Hoje o lugar concentra a maior média de renda per capita do Estado, sendo altamente verticalizado, com edifícios residenciais e empresariais. Para turismo e lazer, o bairro conta com vários bares e restaurantes, shopping, o próprio Jockey Club e a praça Ocílio Lago, conhecida popularmente como Praça dos Skatistas.

São Luís do Maranhão é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, sendo uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (assim como Florianópolis e Vitória). Ela é rica em manifestações culturais, como: o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. 

A capital maranhense detém o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina e uma culinária peculiar, com pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, com bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais.

Entre os bairros nobres destaca-se o São Marcos, completo em termos de infraestrutura e serviços, com praia muito procurada para esportes náuticos e próximo aos principais cartões postais da cidade. Outra opção é a Península de Ponta D’areia, lugar paradisíaco e movimentado, muto procurado pela ala mais jovem. 

Conheça os empreendimentos da Mota Machado, há mais de 50 anos no mercado e mais de 3 milhões de metros quadrados construídos e entregues, 

    Tags: