Menu
 
Varanda gourmet: 9 dicas de como aproveitar melhor esse espaço

A varanda faz parte do tempo em que influências portuguesas, mouras e orientais ditavam as regras das construções. Atualmente, ela vem sendo utilizada para ampliar espaços no apartamento, possibilitando aos moradores a criação de uma área diferenciada para desfrutar ainda mais do imóvel, a varanda gourmet.

À medida que foi sendo promovida de um simples espaço para relaxar a um lugar que traz um toque especial às reuniões com parentes e amigos, a varanda gourmet passou a estar entre as vantagens mais procuradas nos empreendimentos.

Com o melhor aproveitamento do espaço, é possível integrar características de cozinha e salas de jantar e estar à varanda gourmet.

Neste artigo, saiba como surgiu essa tendência e confira nove dicas de decoração para varanda gourmet. Confira!

O que é a varanda gourmet e como surgiu essa tendência?

A varanda goumert, também conhecida como área gourmet, é um ambiente que proporciona conforto e sofisticação ao lar. Basicamente, é uma área externa que complementa a sala ou a cozinha.

Além de servir para momentos de descanso e confraternização, esse espaço ajuda a melhorar a qualidade de vida e agrega mais valor ao imóvel.

A origem da varanda gourmet se deu na Europa há, em média, 15 anos. Era muito comum utilizar as sacadas para petiscar, beber com os amigos e familiares ou apenas para jogar conversa fora.

No Brasil, as varandas se popularizaram no Rio Grande do Sul, principalmente por conta do churrasco, que é bastante tradicional na região. Por conta disso, os projetos de varanda passaram a incluir churrasqueiras. Após isso, essa prática se espalhou nos empreendimentos do país.

Esses espaços gourmet também eram utilizados para o cultivo de plantas. Com o passar do tempo, as famílias passaram a colocar cadeiras, mesas e outros objetos, tornando-os muito mais funcionais.

Quais são as vantagens de ter uma varanda gourmet em casa?

Além de agregar valor ao imóvel, como foi citado anteriormente, a varanda gourmet garante muito mais conforto para receber pessoas e fazer uma pequena confraternização.

Ao ter uma varanda gourmet em casa, você elimina a necessidade de utilizar o salão do prédio, por exemplo. Esse ambiente também pode ser um espaço apenas para seu lazer e descanso e de sua família.

A varanda gourmet também é um excelente lugar para criar plantas ou uma horta, principalmente por conta da claridade que esse espaço recebe durante o dia.

[newsletter

9 dicas de como decorar uma varanda gourmet

Abaixo, separamos nove dicas de como realizar a decoração da sua varanda gourmet. Confira!

1. Móveis planejados

Móveis planejados são perfeitos para interligar ambientes com requinte e funcionalidade. Dentre as possibilidades práticas, estão os bancos dobráveis e sofás funcionais com locais para guardar aquilo que você não usa com frequência, como mantas ou algumas almofadas.

2. Ambientes integrados

Planejar os ambientes como sendo um só é uma boa pedida e isso inclui a varanda gourmet. Assim, eles se complementam e aproveitam melhor o espaço, transformando o que poderia ser apenas uma sala confortável e uma varanda bonita em um layout harmonioso.

3. Mesa e cadeiras

Antes de optar pelas versões redonda ou quadrada, é preciso avaliar a distribuição do espaço. Mesa e cadeiras podem ser substituídas por bancos em um balcão que ocupe menos espaço. Se a varanda gourmet é grande, os locais para se sentar podem ficar ao redor de uma mesa. Também é possível inserir sofás e pufes para ficar ainda mais confortável. 

4. Bancadas

As bancadas de qualquer tamanho são boa alternativa para deixar a varanda gourmet mais elegante e confortável. Móveis mais altos e estreitos são mais charmosos e ocupam menos espaço, proporcionando conforto para os convidados.

5. Espaço aéreo

Qualquer que seja o tamanho da varanda gourmet, aproveite o espaço aéreo para instalar armários e prateleiras. Tudo, é claro, dentro do que é permitido no condomínio.

6. Iluminação

Para os eventos noturnos, não pode faltar uma boa iluminação, que faz toda a diferença. Estude o local e as possibilidades de priorizar e valorizar determinados pontos, como a mesa.

7. Natureza

Como a varanda gourmet conta com boa dose de luz solar, é um lugar ideal para receber plantas e até uma pequena horta com temperos.

Se o ambiente for amplo, vale colocar um vaso bem grande com uma frutífera. Plantas em vasos pequenos ou penduradas também são bem-vindas ao local.

8. Aparelhos slim

Um grill, uma máquina de café expresso, um frigobar, uma cervejeira, seja qual for a necessidade, o ideal é optar por eletrodomésticos menores e funcionais para aproveitar melhor o espaço. Geralmente, eles têm design que ajuda a completar a decoração.

9. Estilo

O estilo dos móveis e de todo o ambiente que deve compor a varanda gourmet depende do gosto do morador e não deve fugir muito do que for feito no restante do apartamento.

Se a varanda é pequena, o ideal é investir apenas no essencial para não deixar o ambiente sobrecarregado, sempre priorizando itens importantes, como um lugar para guardar os utensílios que serão usados ali.

Gostou deste artigo sobre a varanda gourmet? Então, confira outros títulos que separamos:

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Entre em contato com o nosso time de consultores para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos.

    Tags:
Veja Também
5 dicas para aproveitar a piscina do condomínio.
A piscina do condomínio é um verdadeiro paraíso para relaxar, divertir-se e curtir os dias quentes, ainda mais para a criançada, que adora aproveitar...

Saiba mais

Vantagens de comprar um empreendimento pronto para morar.
Quem nunca almejou ter um empreendimento para chamar de seu? Optando por um apartamento pronto para morar, esse momento pode ser mais rápido e...

Saiba mais

Dicas ao escolher um empreendimento para investir. 
O investimento em imóveis de luxo é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens, como segurança,...

Saiba mais

Olá, deseja saber mais sobre algum imóvel?