Entre em contato:
A Mota Machado, construtora com 56 anos de atuação no mercado do Nordeste, realizou em junho o primeiro rebranding de sua história. Esse movimento veio para reforçar um novo momento da empresa, mantendo os valores que a fizeram chegar ao seu atual patamar de sucesso. Conhecida por sua dedicação e por um DNA que pulsa ações ASG (Ambientais, Sociais e de Governança), a construtora buscou com a nova identidade uma melhor representação desses princípios.
Com uma forte dedicação alinhada a questões sustentáveis e a construção de um morar-bem para cada cliente, a Mota Machado se destaca por ser a primeira construtora do Norte e Nordeste a publicizar seu inventário de carbono utilizando a metodologia GHG Protocol. Este marco evidencia a transparência e a responsabilidade ambiental da empresa.
A construtora possui vários de seus empreendimentos com o selo ambiental internacional Edge (Excellence in Design for Greater Efficiencies), são eles: Rooftop Canuto 100, Al Mare, Mirante da Península e Tango. Essa certificação é concedida quando o empreendimento alcança a redução de no mínimo 20% dos níveis de consumo de energias, água e energias utilizadas na fabricação de materiais que estão empregados no projeto. A Mota Machado possui mais de 20% de redução em todos seus projetos com selo, um exemplo é o Rooftop com seus 35% de redução em consumo de energia, 27% em água e 64% em energias utilizadas na fabricação de materiais.
De acordo com Wallace Soares, diretor comercial da Mota Machado, a empresa implementa ações em todas as etapas de seus projetos, desde a concepção até a entrega das obras. “Estes projetos não apenas atendem aos rigorosos padrões de sustentabilidade, mas também incorporam elementos de biofilia e paisagismo sustentável, promovendo uma maior eficiência no uso de recursos como água, energia e materiais nos canteiros de obras”, pontua.
Outro pilar central da Mota Machado é a inovação, que conta com um comitê dedicado a desenvolver projetos adaptados para cada empreendimento. Este comitê assegura que todas as iniciativas da construtora estejam alinhadas às melhores práticas de sustentabilidade, contribuindo para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Além de suas iniciativas ambientais, a Mota Machado também valoriza o desenvolvimento de seus colaboradores, o que considera uma das bases de seu sucesso. “Nós oferecemos programas de desenvolvimento de líderes e qualificação de mão de obra, investindo continuamente no crescimento profissional de sua equipe. Esse compromisso com o capital humano é refletido na conquista, pelo quarto ano consecutivo, da certificação Great Place to Work (GPTW)”, é o que explica Monia Heuser, diretora administrativa e financeira.
A Mota Machado também se destaca pelo cuidado com a gentileza urbana, implementando projetos que ampliam calçadas e adotam praças, tornando as cidades mais acolhedoras e acessíveis. Este compromisso com a qualidade de vida urbana reflete a visão holística da empresa sobre desenvolvimento sustentável.
A governança corporativa da construtora é robusta, com auditorias externas independentes, um conselho consultivo ativo e um comitê executivo de inovação focado na criação de novos projetos. “Estas estruturas asseguram a integridade e a transparência em todas as operações da construtora, fortalecendo a confiança de clientes, parceiros e investidores”, complementa Monia.
Com este novo capítulo da Mota Machado se desenhando, a empresa reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, mantendo-se fiel aos valores que sempre a distinguiram no mercado. A nova identidade da marca reflete sua trajetória de sucesso e seu olhar voltado para o futuro, onde a ASG continuará sendo a bússola que guia suas ações. A identidade reflete uma empresa moderna, sustentável e comprometida com a excelência nos aspectos de sua atuação.