ASG: entenda o que é e sua importância.

Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). 

Trata-se de um conjunto de critérios que são usados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação a questões ambientais, sociais e de governança.

Esses critérios são considerados para entender como a empresa lida com preocupações não apenas financeiras, mas também relacionadas ao impacto ambiental, às relações com funcionários e à maneira como é administrada.

Na prática, em empresas, o ESG é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento no mercado em que atuam, principalmente com consumidores, medindo o desempenho de sustentabilidade da empresa. 

Mas qual é a importância e como funciona a aplicação de cada letra dessa sigla? E qual é o impacto do ESG na construção civil e na Mota Machado? É o que vamos mostrar para você ao longo deste post. 

Leia a seguir!

Como funciona o ESG: o ESG envolve a avaliação de várias métricas e práticas em três áreas principais. Em detalhes, são:

Ambiental (E): isso envolve a análise das políticas da empresa em relação à sustentabilidade ambiental. Isso pode incluir a emissão de gases de efeito estufa, o uso de recursos naturais, a gestão de resíduos, a conservação de energia, entre outros.

Social (S): nesse aspecto, a empresa é avaliada quanto à forma como trata seus funcionários, clientes, comunidades e outras partes interessadas. Isso pode incluir a diversidade e a inclusão no local de trabalho, as relações com fornecedores, a segurança do produto, a responsabilidade social corporativa e mais.

Governança (G): a governança refere-se à estrutura de liderança e ao modo como a empresa é administrada. Isso inclui a composição do conselho de administração, a remuneração executiva, a transparência nas informações financeiras, a ética empresarial, a prevenção de conflitos de interesse, entre outros.

Vantagens do ESG:

  • Sustentabilidade: empresas que adotam práticas de ESG são mais transparentes em suas operações e podem ter um impacto ambiental e social mais positivo, contribuindo para a sustentabilidade global.
  • Reputação: empresas com pontuações elevadas em ESG muitas vezes têm uma melhor reputação e são mais atraentes para clientes, investidores e funcionários pelos seus impactos positivos.
  • Redução de riscos: o foco nas questões de governança e ética pode ajudar a evitar escândalos e litígios que possam prejudicar a empresa. Empresas que adotam o ESG são vistas como mais bem administradas e mais eficientes.
  • Acesso a capital: muitos investidores institucionais estão interessados em empresas com boas práticas de ESG, o que pode facilitar o acesso a financiamentos.
  • Inovação: a adoção de práticas sustentáveis muitas vezes estimula a inovação e a adaptação às mudanças nas demandas do mercado.

Em resumo, o ESG é uma abordagem que considera não apenas os aspectos financeiros de uma empresa, mas também seu impacto ambiental, social e as práticas de governança. Isso visa criar empresas mais sustentáveis, éticas e responsáveis, beneficiando tanto a empresa quanto a sociedade como um todo.

Fontes: TOTVZ | Exame

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Entre em contato com o nosso time de consultores para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos.

    Tags: