Dia Internacional das Mulheres na Engenharia – Conheça essa história. 

O dia 23 de junho é uma data reservada para o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data comemorativa tem o objetivo de fortalecer ainda mais o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, apesar de apenas 15% dos profissionais da área serem mulheres. 

Ao longo desse post, vamos contar para você um pouco de como surgiu essa data e como as mulheres vêm ganhando ainda mais espaço nessa profissão, mostrando sua capacidade e profissionalismo em tantos projetos.

Confira a seguir!

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado no Reino Unido. Durante muito tempo, a sociedade impôs às mulheres o papel de cuidar da casa e dos filhos. Por serem solteiras ou viúvas, as poucas mulheres que trabalhavam com o objetivo de garantir sua própria sobrevivência sofriam grande desvalorização e discriminação da sociedade.

A primeira mulher a se formar em engenharia foi a irlandesa Alice Perry, em 1908. Desde então, mulheres do mundo todo vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e nas engenharias não é diferente.

Felizmente, durante o século 20, esse cenário começou a mudar em nosso país. 

No Brasil, a primeira mulher a se formar em engenharia foi Enedina Alves Marques. Ela se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1945 e foi a primeira engenheira negra do Brasil. Ao longo de sua carreira, participou de importantes obras no estado, como a construção do Colégio Estadual do Paraná e da Usina Capivari-Cachoeira (maior hidrelétrica subterrânea do sul do país).

A participação feminina na engenharia vem conquistando cada vez mais espaço e respeito ao longo dos anos, apesar de ainda ser relativamente baixa em comparação com outras áreas profissionais. Contudo, tem crescido muito nos últimos tempos.

Durante essa trajetória, o desenvolvimento profissional das mulheres possibilitou grandes inovações, progresso e mudança. A Mota Machado vem valorizando essa história de luta e liberdade, contribuindo para o crescimento e reconhecendo as profissionais da área.

Deixamos aqui a nossa homenagem ao nosso time de engenheiras: Patrícia Nogueira, Thayna da Silva, Izadora Maria, Lorena de Oliveira, Ana Karoline, Maria Karolina, Tatiana de Paula, Elanne Pereira, Evelin Maria, Ismara Machado, Jaqueline Costa , Fabiana Mourão e todas as profissionais que desempenham esse papel com excelência e competência. 

Fonte: Voitto | Engenheiro de Materiais | PUCPR

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Entre em contato com o nosso time de consultores para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos.