Os benefícios da ginástica diária

A prática de exercícios físicos traz grandes benefícios à saúde, ajuda a ter uma vida mais regrada e garante disposição para encarar a rotina atarefada. A área de lazer do condomínio pode ajudar.

A boa forma física está associada a um bom estado de saúde, que por sua vez envolve outros componentes além do físico, como o estado mental e o social. Por isso, os efeitos da prática regular de atividades físicas não se resumem apenas ao visual. Além do corpo mais bonito e sarado, a boa forma física é também sinônimo de saúde e bem-estar.

Praticar exercícios na academia traz muitas vantagens, pois, além da estrutura especializada à disposição, as pessoas podem contar com o acompanhamento de um profissional, se integram a um ambiente motivador e fazem amizades com outras de objetivo parecido. Você precisa conhecer a academia do Rooftop Canuto 1000, a Canuto Sports and Health by Shelda Academy.

Vale ressaltar que somente o profissional de educação física está capacitado para avaliar as diversas possibilidades de introdução da atividade física e manifestações corporais na vida das pessoas.

Entre os motivos para a prática diária de ginástica, destacamos os seguintes:

Melhora a disposição

O organismo libera hormônios e outras substâncias químicas, durante e após a prática de atividade física, o que faz aumentar o grau de disposição e satisfação. Além disso, o hábito melhora a capacidade cardiorrespiratória, trazendo mais energia e condições para enfrentar as tarefas do dia a dia, como caminhar longas distâncias e subir escadas, o que só é possível para quem está em boa forma física.

Sensação de relaxamento

O exercício físico tem efeitos positivos nos neurotransmissores assim como alguns medicamentos antidepressivos. Além disso, liberta a tensão nos músculos, o que também contribui para amenizar doenças como ansiedade. Pessoas com boa forma física ainda têm maior temperatura corporal, o que aumenta a sensação de relaxamento e produz efeitos calmantes.

Saúde mental

O fluxo sanguíneo no cérebro também é otimizado com a prática de exercícios físicos, o que ajuda a melhorar a memória, a capacidade de concentração e reduz o estresse. Além disso, uma pessoa saudável tem mais crescimento de novas células nervosas, o que significa uma melhor reparação celular do cérebro.

Melhora a autoestima

A boa forma física causa impacto direto em como a pessoa se vê. Se o resultado for positivo, isso aumenta a autoestima e a autoconfiança. Não é sem motivo que pessoas em boa forma, além de mais saudáveis, também são mais felizes.

Melhora a qualidade do sono

Estudos mostram que a prática de atividades físicas regulares consegue reverter até diagnósticos de insônia. Isso porque uma das causas mais frequentes dos distúrbios do sono está ligada ao aumento de peso e todas as complicações que ele acarreta.

Ajuda a melhor idade

Nessa fase da vida, o acompanhamento profissional na prática de exercícios é ainda mais necessário. Eles podem trazer melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento da quantidade de massa muscular esquelética e redução dos estoques de adiposidade corporal. 

Conheça os empreendimentos da Mota Machado e tudo o que podem oferecer para uma vida saudável. Acesse: www.motamachado.com.br 

    Tags: