Sala de cinema em casa? Saiba como montar a sua

Imagem, som, iluminação, equipamentos de conveniência e, é claro, a pipoca podem trazer uma boa experiencia de cinema em casa 

Um filme, pipoca e boa companhia sempre fizeram dos cinemas um mundo mágico para o entretenimento. Mas para quem também gosta de assistir no aconchego do lar, transformar o lugar preferido da casa em uma sala de cinema não é tarefa difícil.  

Com os recursos multimídia disponíveis no mercado, como televisores gigantes e inteligentes, sistemas de som e sofás confortáveis, ou seja, com a união perfeita entre imagem, som e conforto é possível curtir os melhores filmes, maratonar séries, e até mesmo curtir esportes e videogames, seja em uma sala multifuncional ou em um ambiente dedicado.

Separamos algumas dicas para quem deseja montar uma sala de cinema caseira:

1 – Escolha uma boa TV

Hoje em dia as Smart TVs estão em alta por serem dispositivos inteligentes que se conectam à internet e têm suporte a vários aplicativos, como Netflix, YouTube e redes sociais, ampliando as possibilidades de conteúdo. Há modelos que se conectam à internet via Wi-Fi e outros que usam conexões cabeadas.

Observar a resolução é importante. Os modelos 4K são o que há de melhor neste aspecto atualmente. Como em breve os conteúdos em 4K se tornarão onipresentes, ter um dispositivo com suporte para esta resolução aumenta a vida útil de sua compra. Vale lembrar que quanto maior a tela, maior deve ser a distância do sofá. Já a altura costuma ser de 1,5 metro. 

2 – O som

Um cinema em casa não será completo sem um bom sistema de áudio. Porém, mais uma vez o tamanho do ambiente pode determinar a necessidade de um home theater que deve ter potência de acordo. Vale ressaltar que madeira, tapetes e estofados funcionam bem como isoladores. Por outro lado, espelhos, vidros e pisos frios vão prejudicar a experiência na qualidade do som.

As caixas devem ser espalhadas pelo ambiente de forma equilibrada, pelos cantos, agrupadas perto da TV ou até mesmo suspensas. Os home theaters de última geração possuem conexão bluetooth com smartphones e outros aparelhos.

3 – Poltronas e sofá

Investir em poltronas reclináveis, cadeiras confortáveis com banquetas e pufes para apoiar os pés, ou sofás amplos, de tecido macio, ajudam a criar uma experiência confortável. Se o espaço funciona também como sala de estar, o sofá retrátil e reclinável é uma boa pedida que se acomoda tanto para o dia a dia da casa, quanto para a sala de cinema, esportes e games.

4 – Iluminação

Claridade não combina com cinema, que precisa de um ambiente aconchegante e escuro. Cortinas com tecidos sobrepostos ou do tipo blackout, de tramas bem fechadas e cores escuras, são boas opções. Elas precisam ocupar o espaço além da borda da janela e, de preferência, até o chão.  

Spots instalados no teto e nas paredes ou abajures e luminárias de chão, ajudam na iluminação indireta, direcionada para as paredes, que devem ter cores mais escuras, principalmente a que fica a TV.

5 – Equipamentos e conveniência

Cinema requer pipoca, água ou refrigerante, café. Equipar a sala com aparelhos e acessórios pode ajudar a não interromper o filme. Uma pipoqueira, um frigobar, uma máquina de café, são exemplos dos eletroportáteis que podem complementar a sala. 

Nos apartamentos de alto padrão do Al Mare São Marcos Design, no bairro nobre do Jóquei, em São Luís (MA), espaço e conforto não faltam para garantir o sucesso dessa empreitada. 

Clique aqui e conheça o Al Mare e tudo o que ele pode oferecer. 

    Tags: