Veja quais são os caminhos para quem quer comprar apartamento

Uma decisão muito importante como a de comprar apartamento deve seguir algumas etapas, sempre compartilhadas com a família e um bom corretor de imóveis

Comprar apartamento é um momento único que exige um bom investimento financeiro. Por conta disso, é fundamental cercar-se de informações por todos os lados, para evitar surpresas desagradáveis. Pesquisar na internet e depois ao vivo nas regiões que mais gosta são passos importantes, assim como conversar com amigos e familiares sobre as descobertas.

A decisão deve ser bem analisada e tem relação direta com o momento de vida. Por isso, comprar apartamento precisa ser algo bem planejado, que inclua detalhes como tamanho do imóvel, o local ideal, número de pessoas com vistas ou não de ampliação da família, entre outros.

Destacamos alguns passos para ajudar quem está planejando comprar apartamento:

1 – Imóvel novo ou usado

Existem ótimas opções para ambas as situações, tudo vai depender da urgência. Quem puder aguardar e comprar apartamento na planta provavelmente conseguirá um valor melhor. Sem falar que os apartamentos novos têm plantas mais modernas, com melhor aproveitamento dos espaços, além da vantagem de não terem sido ocupados anteriormente. Eles ficam em condomínios com melhor infraestrutura, não necessitam de muita manutenção e contam com a tecnologia na infraestrutura e segurança. 

A escolha da construtora também é importante. Dê preferência às que são reconhecidas no mercado, o que vai garantir um trabalho de melhor qualidade e o cumprimento dos termos de contrato.  

2 – Defina a localização

Na hora de comprar um imóvel é essencial escolher uma boa localização, com acesso fácil a outras áreas da cidade, comércio próximo, hospitais, colégios, universidades. Vale conhecer as ruas próximas em horários diferentes para analisar o movimento e a segurança. Além de contribuir para a valorização do bem, comprar apartamento com boa localização, em uma região que contribua com a qualidade de vida dos moradores é o ideal, assim como dar preferência aos imóveis que fiquem próximos ao seu local de trabalho.

3 – Leve em conta as necessidades da família

Antes de sair por aí procurando comprar apartamento, analise as necessidades da família. Na maioria dos casos esse será o investimento de uma vida e encontrar a melhor opção é fundamental. Busque um imóvel com planta e local que tenham tudo o que sua família precisa para levar uma vida tranquila. Tome a decisão em conjunto. 

4 – Preço e formas de pagamento

Ao comprar apartamento, analise bem o preço, se está dentro da sua realidade, bem como o custo-benefício, considerando bairro, tamanho do imóvel, conforto, infraestrutura, se está na planta ou em construção. Analise também as várias formas de pagamento e a renda familiar. 

O mais vantajoso é pagar à vista, pois assim é possível negociar com mais facilidade e conseguir descontos. No entanto, a maioria das pessoas recorre a outros meios, como financiamento com a construtora, financiamento bancário e consórcio. Seja qual for a forma escolhida, é importante ter um planejamento financeiro para a entrada, as taxas de transferência e documentos, despesas com mudança e decoração. 

5 – Escolha um corretor de confiança

O corretor de imóveis é um profissional regulamentado para intermediar transações imobiliárias. Por isso, vale verificar se ele tem registro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, o famoso CRECI, o que significa que ele está apto a colaborar nessa importante aquisição. Ele pode tirar suas dúvidas sobre como comprar apartamento e ajudar com a documentação necessária.

Agora que você já sabe os caminhos para comprar apartamento, que tal conhecer o Mirante da Península, em Ponta D’areia, São Luís (MA). 

    Tags: