Menu
 
Personalização de imóveis: o que é e como funciona?

A personalização do imóvel é uma oportunidade de deixar a sua nova propriedade ainda mais alinhada às suas necessidades e expectativas.

Essa é uma alternativa que as construtoras estão oferecendo para quem quer adaptar o imóvel conforme as suas preferências, tornando-se um serviço imprescindível no mercado de alto padrão.

Logo, é possível entrar no seu imóvel e encontrá-lo exatamente do jeito que você sempre sonhou – tudo isso sem precisar vivenciar os transtornos de uma reforma.

Mas, afinal, você sabe como funciona a personalização de imóveis? 

Neste artigo, explicamos tudo sobre esse tipo de serviço, assim como os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é a personalização de imóveis?

A personalização de imóveis é a adaptação da propriedade conforme os gostos, preferências e necessidades do comprador. 

Antigamente, ao comprar um apartamento na planta, todos os imóveis eram iguais. Se você quisesse mudar algo, era preciso realizar reformas no futuro. Hoje em dia, é possível criar plantas diferentes de acordo com o perfil do cliente ou da família. 

Desse modo, não é preciso mais construir uma casa do zero e nem experienciar as adversidades de uma reforma, ou seja, é possível ter uma propriedade completamente pensada para você.

Personalização de imóveis: como funciona?

Quando falamos em personalizar um imóvel, esse processo pode funcionar de diversas formas, mas, em resumo, tudo dependerá do seu gosto e, claro, da disponibilidade da construtora. Veja abaixo:

Plantas

Essa é uma das maneiras mais comuns e funcionais de personalizar o apartamento. Ela corresponde à disposição dos cômodos. 

Nesse caso, a própria construtora pode disponibilizar opções diferentes de planta ou você pode solicitar um layout completamente adaptado do imóvel. 

Por exemplo, se o imóvel possui três quartos, mas a sua família utiliza apenas dois, você pode solicitar a ampliação da sala ou, então, um escritório. 

De modo geral, é possível alterar os seguintes pontos:

  • localização dos cômodos; 
  • tamanho dos espaços; 
  • divisão dos ambientes; 
  • quantidade de quartos ou banheiros etc. 

Acabamentos

Você prefere piso de madeira, revestimento de porcelanato e uma bancada de mármore?

Com a personalização de acabamentos dos imóveis, você pode realizar a finalização do seu apartamento conforme o seu estilo. 

Funciona da seguinte forma: a construtora apresenta os materiais disponíveis e você escolhe o que mais combina com seu gosto. Além do imóvel ficar do jeito que você deseja, a mão de obra também está inclusa. 

É possível personalizar coisas como:

  • pisos; 
  • rodapés; 
  • metais; 
  • revestimento das paredes;
  • forro; 
  • bancadas, entre outros.

Infraestrutura

Algumas construtoras oferecem até a possibilidade de alterar a infraestrutura do apartamento. Por exemplo, você pode solicitar a instalação de uma churrasqueira na varanda ou sistemas de automação no imóvel. 

Acredite, é bem melhor mexer nessas partes técnicas durante a própria construção do que depois, quando está pronto, principalmente por conta dos transtornos causados por uma obra.

Completa

Por último, temos o tipo de personalização de imóveis completa, que permite a adaptação completa do imóvel desde os pontos de iluminação até a cor do piso. Nesse tipo, todos os detalhes são definidos para atender as suas preferências.

Quais são os custos envolvidos durante a personalização?

Os custos dependem totalmente do tipo de personalização. 

Se o projeto original custava x considerando um determinado tipo de revestimento e você escolhe outro, a construtora precisará recalcular os custos da personalização do imóvel com base nos novos valores. 

Além disso, existem os custos adicionais com a mão de obra e elaboração do projeto personalizado, já que uma adaptação pode demorar mais e precisar de mais cuidado do que o modelo inicial.

Benefícios da personalização de imóveis na planta

Existem diversas vantagens em investir na personalização de imóvel. Abaixo, confira as principais:

Evita gastos com reformas

Além das reformas serem caras, ainda costumam dar bastante dor de cabeça, principalmente se você já estiver morando no local. 

Quando a construtora oferece a possibilidade de customização, você não vai precisar mexer em nada após a obra terminar, como também não vai gastar com mão de obra, material e nem nada relacionado à construção. 

Ainda que a personalização tenha um custo extra, a empresa tem fornecedor e o custo com os materiais sai bem mais barato do que fazer individualmente no futuro. Além disso, os gastos com mão de obra também são menores.

Adapta às suas necessidades

As necessidades das pessoas são bem diferentes. Por exemplo, algumas têm filhos e outras trabalham em casa ou possuem limitações físicas. 

Então, por que o imóvel seria igual? Nossa residência é um espaço que precisa se adaptar a gente e não o contrário.

Com um imóvel personalizado, você consegue obter muito mais funcionalidade e praticidade para o seu dia a dia. 

Imóvel ao seu gosto

Nossa residência é onde passamos boa parte do tempo e vamos construir várias lembranças, então, ela precisa ser aconchegante e combinar com a gente. E com a personalização do imóvel, é possível se sentir realmente em casa. 

Valorização

Para completar, a personalização do apartamento também impacta no valor futuro do imóvel, já que ele possui uma identidade única, além de ser adaptado às necessidades em comum entre os compradores. 

Além de facilitar uma possível venda, caso queira alugar, por exemplo, esse também será um diferencial em relação aos concorrentes. 

Qualidade

Resolver adaptar o apartamento após estar pronto no futuro pode causar impactos na qualidade do imóvel. 

Por exemplo, se você contratar uma pessoa que não conhece direito o projeto e ela resolver mexer em alguma parte da infraestrutura, essa mudança pode gerar consequências não apenas no próprio apartamento, como também no prédio. 

Por essa razão, inclusive, alguns condomínios não permitem certos tipos de obras. 

Portanto, ao escolher a construtora, os profissionais qualificados já envolvidos com o projeto conseguem adaptar conforme a sua necessidade enquanto a obra ainda está em andamento.

O que pode e o que não pode na personalização de imóveis?

Como você viu, dependendo da disponibilidade da construtora, a personalização pode ocorrer de diferentes formas, desde a completa (desenhar o imóvel do zero conforme as necessidades) até alterações no acabamento. 

Contudo, existem algumas alterações que não são possíveis. Em geral, por duas razões: por impactar na qualidade total da obra ou influenciar nas outras unidades do prédio, como a mudança na fachada. 

Ademais, as construtoras também precisam seguir regras de qualidade do CREA e outros órgãos. Qualquer coisa fora do padrão, precisará ser adaptada de outra maneira.  

Então, se pudesse personalizar seu apartamento, como ele seria?

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Através do programa Personalize MM, é possível que você realize modificações de personalização a partir do projeto padrão do seu apartamento, adequando-o perfeitamente às suas necessidades.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e a satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com o nosso time de consultores.

Gostou deste artigo? Então confira outros títulos que separamos para você:

    Tags:
Veja Também
5 dicas para aproveitar a piscina do condomínio.
A piscina do condomínio é um verdadeiro paraíso para relaxar, divertir-se e curtir os dias quentes, ainda mais para a criançada, que adora aproveitar...

Saiba mais

Vantagens de comprar um empreendimento pronto para morar.
Quem nunca almejou ter um empreendimento para chamar de seu? Optando por um apartamento pronto para morar, esse momento pode ser mais rápido e...

Saiba mais

Dicas ao escolher um empreendimento para investir. 
O investimento em imóveis de luxo é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens, como segurança,...

Saiba mais

Olá, deseja saber mais sobre algum imóvel?