Comprar imóvel na planta: saiba como funciona e o que observar

Comprar imóvel na planta é um ótimo investimento para quem procura um apartamento de alto padrão e com condições de pagamento melhores. As instalações modernas e os descontos na venda garantem um alto potencial de valorização.

Além das formas de pagamento flexíveis, o preço é mais acessível, as plantas podem ser personalizadas e a valorização é garantida.

No entanto, para aproveitar melhor essas vantagens, é preciso ter cuidado e atenção durante a negociação.

Neste artigo, você vai aprender como funciona e o que observar antes de comprar imóvel na planta. Confira!

Como funciona a compra de um imóvel na planta?

Comprar imóvel na planta é, basicamente, adquirir um apartamento ainda na fase de construção ou até mesmo antes do início da obra. Ou seja, é ideal para quem quer se planejar com calma e não tem pressa de se mudar.

Existem diferentes modalidades de se fazer isso, mas a forma mais usual é a aquisição simples. Nesse caso, a construtora é completamente responsável pelo empreendimento, desde o início do projeto até a entrega do imóvel, e negocia as unidades diretamente com os compradores.

Por isso, é muito importante confiar na empresa que está construindo seu imóvel.

Principais vantagens de comprar um imóvel na planta

Uma das maiores dúvidas dos compradores é se vale a pena comprar imóvel na planta. E respondendo: sim, essa aquisição pode ser financeiramente vantajosa, principalmente para quem recorre à obra por administração ou às modalidades SCP e SPE.

Além disso, muitas construtoras reduzem o valor do imóvel para compensar o fato de ser uma aquisição de um bem que, tecnicamente, ainda não existe.

Abaixo, listamos as principais vantagens de comprar imóvel na planta. Acompanhe!

Personalização

Uma vantagem de comprar imóvel na planta é que você pode personalizá-lo de acordo com o seu gosto. Esse fator também agrega valor ao seu imóvel, já que é possível adicionar itens premium, como móveis planejados.

Você pode participar do processo de construção e escolher alguns materiais como acabamentos, azulejos e até pisos. Isso evita custos elevados e futuras reformas.

Valorização

Como já citamos, o preço de comprar imóvel na planta é, muitas vezes, menor. Então, depois de pronto, o apartamento retoma sua valorização no mercado imobiliário.

Ou seja, você adquire um patrimônio que pode lhe render até 50% a mais do que o valor investido, além da segurança do investimento, pois as imprevisibilidades que podem acontecer durante a construção são sanadas assim que a obra é finalizada.

Para conquistar um retorno significativo, não se esqueça de analisar cuidadosamente as tendências do mercado, o local da construção, a estrutura do imóvel e a região ao redor.

Preço

Normalmente, a vantagem que mais chama atenção na hora de decidir comprar imóvel na planta é o preço, pois os custos são menores do que os que já estão prontos.

Essa modalidade é ideal para quem deseja economizar na aquisição de um imóvel novo e de qualidade. Além do tempo para se planejar, você ganha poder de negociação com a construtora.

5 cuidados que devem ser tomados ao comprar um imóvel na planta

É fundamental que você tenha certeza de todos os detalhes do empreendimento e da construtora antes de tomar sua decisão. Por isso, atente-se para alguns passos importantes do processo de compra.

  1. Pesquise a reputação da construtora

Antes de comprar imóvel na planta, procure saber o máximo que puder sobre a reputação da construtora. Faça pesquisa sobre a imagem da empresa no mercado, como é o atendimento pós-venda e se há casos de atrasos nas entregas.

Pela internet, você já consegue encontrar notícias e informações envolvendo a empresa, procure nas redes sociais e use outras plataformas para verificar os problemas mais comuns.

Se você conhecer pessoas que adquiriram outros apartamentos de alto padrão na planta, entre em contato e pergunte se houve algum problema e se a estrutura entregue foi comprometida. Além disso, analise se a empresa tem certificados de qualidade (ISO).

  1. Visite o local da obra

Uma dica valiosa é: não conte apenas com o que está no contrato. É essencial que você visite a obra pessoalmente pelo menos uma vez antes de comprar.

Avalie as condições das ruas, do terreno onde o prédio será erguido e da vizinhança. Busque informações sobre como é o local em dias de chuva, para saber se há problemas com enchentes e inundações.

Depois, acompanhe a evolução para observar se anda tudo nos conformes e faça visitas frequentes. Assim, você consegue verificar se os prazos estão sendo cumpridos e se os materiais utilizados são os acordados.

  1. Atente-se para o contrato

Depois de certificar-se sobre a reputação da construtora, é preciso analisar bem o contrato, de preferência com o acompanhamento de um advogado.

Não se esqueça de verificar se não há cláusulas abusivas, em desacordo com a legislação, como a permissão de atraso da entrega por mais de 180 dias (que é ilegal).

Se estiver algo em desacordo, deve ser retirado do documento, assim como podem ser adicionadas informações no contrato.

  1. Verifique a documentação do empreendimento

É primordial verificar toda a documentação do empreendimento, como o registro do imóvel em cartório e o alvará de construção. Assim, você terá a segurança de que os empreendedores têm a posse e o direito de erguer o prédio no local

Não se esqueça de garantir que tem todos os documentos guardados, principalmente os que confirmam que você é o proprietário daquele bem. Os principais documentos que você deve solicitar a construtora quando comprar imóvel na planta são:

  • matrícula atualizada do imóvel;
  • certidão de IPTU;
  • cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;
  • certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata);
  • Habite-se na entrega do apartamento.
  1. Examine o memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter em mãos antes de iniciar a construção do imóvel. Nele, estão listadas todas as características da construção, incluindo materiais, equipamentos e acabamentos que serão usados.

Vale ressaltar que esse documento deve ser anexado ao contrato de compra e venda para que, no futuro, você confira se tudo foi entregue como foi prometido.

Antes de comprar o apartamento, você já pode solicitar esse documento. Assim, terá todas as informações que comprovam a regularidade do empreendimento a ser construído e a garantia de que está lidando com uma construtora confiável.

Afinal, é melhor comprar um apartamento de alto padrão pronto ou na planta?

O imóvel na planta é uma das opções mais vantajosas do mercado imobiliário. No geral, o preço dele na planta é, no mínimo, 20% menor do que o valor de um pronto.

Segundo o portal Estadão, um apartamento na planta está sujeito a valorização. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) apresentou dados de que o preço pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto.

A desvantagem é apenas esperar o apartamento ficar pronto. Para quem deseja se mudar imediatamente, não é a melhor opção. Porém, se você se planejar com antecedência e tiver paciência, isso não será um problema.

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

A nossa busca constante por inovação, tecnologia, sofisticação e a satisfação dos nossos clientes orientam a qualidade do que fazemos e nos desafia a continuar como referência no mercado imobiliário.

Há mais de 50 anos, desenvolvemos e construímos projetos sustentáveis com transparência, segurança e ética. Acesse o nosso site e conheça nossos empreendimentos!

Depois de todas essas informações, dá até mais segurança comprar um imóvel na planta, não é mesmo?

É um passo importante na sua vida, e escolher uma construtora séria garantirá que você tenha a melhor experiência como cliente. Siga nossas dicas e pesquise bem o mercado da sua cidade em busca do melhor empreendimento de alto padrão.

Para mais informações, entre em contato conosco agora mesmo.

Gostou deste conteúdo sobre como comprar imóvel na planta? Estes outros artigos também podem interessar:

    Tags: