Entre em contato:
Ambientes integrados se baseiam na junção de dois ou mais setores de um imóvel, excluindo o uso de divisórias para separar cômodos diferentes. Essa técnica é muito utilizada em construções do tipo loft, que adotam uma ideia de espaços mais amplos, sem abrir mão da sofisticação.
A criação de espaços interligados se tornou bastante popular, sobretudo em projetos cujo espaço útil é menor.
No entanto, a técnica é empregada até mesmo em projetos de alto padrão e imóveis de luxo, afinal, além de reduzir o custo da obra, ela proporciona aos moradores uma melhor experiência em moradia, sem mencionar o bem-estar.
Neste artigo, explicaremos tudo o que precisa saber sobre o conceito dos ambientes integrados e como eles podem ser aplicados na prática. Boa leitura!
Para quem procura um projeto exclusivo, que oferece melhor flexibilidade, amplitude e conforto, apostar em um empreendimento baseado na integração de ambientes pode ser a solução perfeita.
Abaixo, elencamos algumas das principais vantagens desse método construtivo. Confira!
A criatividade é uma característica muito presente em projetos pautados pela integração de ambientes. Afinal, apostar neste conceito confere infinitas possibilidades em relação à construção das áreas internas e externas, bem como da decoração dos espaços, já que o projeto torna-se bastante flexível.
Essa é, inclusive, uma alternativa interessante para famílias grandes, haja vista que o projeto arquitetônico é pensado de modo a oferecer uma melhor funcionalidade à rotina da casa. No caso de filhos pequenos, por exemplo, os espaços amplos diminuem as chances de acidentes domésticos e permitem aos cuidadores acompanhar de perto tudo que eles fazem.
A amplitude é também uma das maiores vantagens dos ambientes integrados. Sem divisórias separando cada área, é possível ter uma melhor percepção de espaço, fazendo com que o cômodo seja mais amplo do que realmente é.
Nesse sentido, pensar em um quarto integrado com o escritório, por exemplo, pode trazer uma sensação de que os cômodos são muito maiores, o que é uma estratégia útil para espaços reduzidos.
Via de regra, um ambiente espaçoso, gerado pela integração de diferentes cômodos, pode ser muito mais confortável e funcional, tendo em vista que torna os espaços mais fluidos e aconchegantes.
Além da circulação ser melhor, cabe mencionar que esta é uma forma de aproximar as pessoas, já que nada impede que elas tenham uma conversa tranquila, mesmo estando em ambientes diferentes, como cozinha e sala ou sala e quarto.
Uma das combinações mais tradicionais quando o assunto é a integração de ambientes trata-se das salas e cozinhas ou, ainda, da cozinha e da área de serviço. No entanto, há também outras formas de criar um espaço mais amplo, a partir da integração de áreas diferentes.
Confira, a seguir, os cuidados necessários para uma incorporação mais adequada.
A sala e a cozinha são espaços em que normalmente existem uma melhor adaptação à conjugação de ambos os cômodos. Para tanto, exclui-se uma parede, fazendo sua remoção ou demolição do projeto original, a fim de criar um espaço maior.
Outra opção é também demolir apenas metade da parede, de modo a criar um balcão que possa servir de mesa. A propósito, para tornar o ambiente mais funcional, utiliza-se uma ilha na divisão dos ambientes, sendo esta uma opção ideal para apoiar um fogão cooktop ou criar uma bancada para assistir a tv ou conversar com os amigos enquanto cozinha.
A integração da sala com o ambiente externo é uma alternativa interessante, sobretudo para promover um melhor contato com o meio ambiente. Nesse sentido, tem se tornado cada vez mais comum o uso de aberturas completas ou parciais por meio de portas ou janelas que dividem a sala do jardim.
Mais uma maneira de integrar os espaços é com o uso de portas de vidro que, além de permitir a conexão entre as áreas, traz maior conforto térmico e isolamento, tanto do calor quanto do frio.
Em linhas gerais, o escritório é um ambiente que demanda alguns cuidados, como maior privacidade. No entanto, é possível garantir o isolamento de áreas muito movimentadas, mesmo com a integração da sala com escritório.
Uma boa escolha é criar um painel retrátil semelhante a uma espécie de “porta” para separar o ambiente nos momentos em que se deve priorizar a privacidade, já que, para transformar o espaço único, basta mantê-la aberta. Além do que, quando fechada, ela pode funcionar como um painel decorativo interessante para a sala.
Casas muito compactas ou apartamentos de espaço reduzido são desafiados quanto à decoração e praticidade. É bastante comum que ambientes como o quarto estejam integrados com a sala, sobretudo quando se trata de pessoas que vivem sozinhas. Assim, para trazer uma sensação de maior amplitude, basta remover as paredes que isolam os ambientes, ganhando assim mais espaço e funcionalidade.
Agora que você já conhece a principal tipologia de ambientes e como formar um espaço integrado, chegou a hora de conferir, na prática, como constituir um ambiente perfeito.
Abaixo, confira nossas dicas exclusivas de decoração para ambientes integrados:
A iluminação é um elemento muito importante para garantir a divisão adequada de um ambiente integrado. Por meio dela, é possível direcionar melhor o foco para cada um dos setores conjugados da casa, trazendo assim melhor visibilidade para ambos.
Outro aspecto vantajoso trazido pela iluminação é a decoração, já que se pode utilizar pendentes, spots e arandelas para gerar um ambiente mais confortável, iluminado e decorado.
Mesmo em um espaço amplo e integrado, deve-se delimitar cada cômodo, a fim de promover maior funcionalidade. Sem uma parede, porém, pode ser desafiador estruturar esse tipo de ambiente.
Sendo assim, as mobílias assumem um papel de extrema relevância, haja vista que sua disposição estratégica pode servir como um delimitador. A dica, portanto, é aproveitar acessórios de decoração, móveis e tapetes, sempre com cuidado para não prejudicar a circulação das pessoas.
Como já mencionamos, ambientes integrados possibilitam uma enorme variedade de decorações e layouts. Sendo assim, abuse da criatividade e permita-se atingir uma composição arrojada em relação à disposição dos móveis, a fim de criar um espaço funcional, sem abrir mão da exclusividade e, também, de imprimir sua identidade.
Por se tratar de um espaço aberto, fica mais fácil ter uma visão geral do ponto de vista decorativo. Nesse contexto, é interessante utilizar um viés único na hora de compor ambientes integrados pequenos. Para tanto, utilize elementos coerentes e consistentes em relação ao estilo decorativo escolhido.
Tais elementos podem ser a padronização de cores, de objetos decorativos, disposição de luzes, entre outros que conversem melhor com o estilo aplicado.
Sendo assim, se adotar um tom mais minimalista na sala, por exemplo, evite estratégias mais extravagantes para decorar a cozinha, e vice-versa.
A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.
Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.
Para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com o nosso time de consultores.