Menu
 
Mercado imobiliário de luxo: saiba quais são as perspectivas para 2023

O mercado imobiliário de luxo e alto padrão tem se mostrado bastante resiliente, mesmo após o período pós-pandêmico. Inclusive, diversos dados comprovam o excelente cenário no qual o setor está passando.

Além disso, estima-se que, em 2023, o crescimento do setor imobiliário seja ainda mais imponente, segundo o Banco Central.

Mais de 60% dos empresários do ramo imobiliário esperam que 2023 seja um ano melhor do que 2022, que também foi bastante promissor, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Mas você sabe o que provocou esse cenário para o mercado imobiliário de alto padrão?

Neste artigo, confira o que impulsionou o crescimento na procura de imóveis de luxo, quais foram os principais dados do mercado imobiliário em 2022 e quais são as principais tendências para 2023. Boa leitura!

Mercado imobiliário de luxo em 2022

A pandemia gerou inúmeras consequências para a economia brasileira e para o consumo. Não é à toa que a demanda por imóveis de alto padrão aumentou consideravelmente.

A seguir, elencamos os principais motivos que impulsionaram esse crescimento na procura de propriedades de luxo. Confira!

Home office

A modalidade home office veio para ficar. Atualmente, mesmo com a melhora no número de casos de covid-19 e com a vacinação em massa, muitas empresas ainda optam pela execução do trabalho dentro de casa.

Durante a pandemia, houve uma demanda por casas e apartamentos maiores, justamente porque as pessoas passaram a trabalhar home office, o que exigiu um espaço dentro do lar destinado ao trabalho.

Busca por qualidade de vida

As medidas de isolamento social advindas da pandemia mudaram as necessidades dos consumidores. O contato com a natureza, por exemplo, passou a ser uma característica fundamental nos imóveis. No passado, os centros urbanos eram o foco das pessoas que buscavam apartamentos.

Queda dos juros

Durante o período da pandemia, em 2021, a Selic, que é a taxa básica de juros, diminuiu consideravelmente. Esse índice influencia de forma direta as outras taxas que são cobradas em investimentos, financiamentos ou qualquer tipo de empréstimo no Brasil. Atualmente, a Selic já aumentou bastante, estando, hoje, com 13,75%.

Fronteiras fechadas

Como as viagens para fora do país não eram mais permitidas durante a pandemia, e o valor do dólar nas alturas, além da dificuldade de investir no exterior, muitas famílias passaram a investir na casa própria, o que, consequentemente, aumentou o número de pessoas que estavam em busca de um imóvel.

Principais dados do mercado imobiliário em 2022

A seguir, separamos alguns dados que refletem o cenário do mercado imobiliário de luxo, principalmente no que diz respeito aos imóveis de alto padrão. Veja:

  • Segundo a pesquisa Perspectivas da Economia Brasileira e do Mercado Imobiliário, realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Brain Estratégica, o mercado de imobiliário de luxo e alto luxo cresceu 14% em abril de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021;
  • Ainda segundo a pesquisa da Abrainc, o crescimento no segmento de luxo deve ser de 53% em 2022;
  • O total de unidades de luxo e alto luxo lançadas no segundo trimestre de 2022 representou a maior participação no mercado de lançamentos do ano, representando quase 7% dos imóveis;
  • De acordo com a consultoria Brain, em São Paulo, os segmentos de empreendimentos cada vez mais sofisticados estão crescendo consideravelmente. Na comparação do segundo trimestre de 2021 com o segundo trimestre de 2022, foi registrado um aumento de 37,7%.

Conheça as tendências do mercado imobiliário de luxo em 2023

Como uma das consequências da pandemia, os lares se tornaram um ambiente de encontro e lazer, mas também um espaço para estudar e até mesmo trabalhar. Com isso, subentende-se que mercado imobiliário de luxo é formado por pessoas com novas necessidades. 

Apartamentos espaçosos começaram a ser mais procurados, afinal esse tipo de imóvel é fundamental até mesmo para trabalhar em regime de home office e fazer aulas on-line confortavelmente, por exemplo.

As "casas inteligentes", apesar de não serem uma novidade, também estão se tornando uma tendência cada vez mais latente no mercado imobiliário de luxo, uma vez que oferecem aos moradores maior controle sobre diversas atividades e proporcionam maior segurança, além de conforto e autonomia.

Outro serviço que tem se tornado tendência é a personalização de apartamentos, promovendo uma maior autonomia na hora de estabelecer todos os detalhes do projeto arquitetônico do imóvel.

A sustentabilidade e as áreas verdes privativas também são pontos indispensáveis nos empreendimentos de luxo, superluxo e alto padrão. Hoje, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em gerar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente e desejam, cada vez mais, estar em contato com a natureza, dado que o isolamento social provocou certo afastamento desses ambientes.

Afinal, vale a pena investir em um imóvel de luxo em 2023?

A resposta é sim!

Segundo os estudos do Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP), existe uma projeção de alta de 20% nas vendas de imóveis de luxo até 2023.

Conforme o balanço da Abrainc, citado anteriormente, a demanda por propriedades de médio e alto padrão foi contra o fluxo e registrou, em 2021, o melhor resultado dos últimos seis anos.

Além disso, as tendências do mercado imobiliário vêm se transformando constantemente, permitindo que o setor se expanda cada vez mais. Prova disso é que há, hoje em dia, muito mais tecnologia no processo construtivo de um empreendimento imobiliário de luxo.

Portanto, para o ano de 2023, a expectativa é que o mercado imobiliário de luxo e alto padrão permaneça nesse movimento, com lançamentos de empreendimentos e crescimento no número de pessoas buscando esses tipos de imóveis.

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com o nosso time de consultores.

Gostou deste artigo? Então, confira os outros títulos que separamos:

    Tags:
Veja Também
5 dicas para aproveitar a piscina do condomínio.
A piscina do condomínio é um verdadeiro paraíso para relaxar, divertir-se e curtir os dias quentes, ainda mais para a criançada, que adora aproveitar...

Saiba mais

Vantagens de comprar um empreendimento pronto para morar.
Quem nunca almejou ter um empreendimento para chamar de seu? Optando por um apartamento pronto para morar, esse momento pode ser mais rápido e...

Saiba mais

Dicas ao escolher um empreendimento para investir. 
O investimento em imóveis de luxo é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens, como segurança,...

Saiba mais

Olá, deseja saber mais sobre algum imóvel?