Menu
 
Tendências do mercado de luxo e alto padrão: conheça as novidades do setor

A pandemia de COVID-19 gerou um grande impacto negativo sobre a economia de diversos países. O setor de imóveis, no entanto, foi uma das áreas menos afetadas, e isso pode ser explicado pelas tendências do mercado imobiliário.

Afinal, durante o período pandêmico, cresceu o interesse das pessoas em investir em empreendimentos imobiliários de alto padrão. Isso porque, com a alteração da rotina – em função do fechamento de estabelecimentos de ensino, empresas e demais setores –, passamos a ficar muito mais tempo em casa.

Assim, aqueles que procuram um lar espaçoso e confortável para morar encontraram nos imóveis de luxo uma excelente oportunidade. Porém, para aproveitar todas essas vantagens, é fundamental estar atento às tendências do mercado imobiliário para os próximos anos.

Pensando nisso, elencamos neste artigo tudo o que considerar sobre o mercado imobiliário brasileiro de alto padrão. Boa leitura!

Cenário do mercado de alto padrão nos últimos anos

Embora a crise sanitária gerada pela COVID-19 tenha provocado importantes prejuízos financeiros para diversos setores, especialmente nos últimos dois anos, o mercado imobiliário continuou crescendo. Isso ocorreu, principalmente, porque os consumidores perceberam a necessidade de ter um imóvel mais espaçoso para viver.

Além disso, a queda das taxas de juros e o fechamento de fronteiras contribuíram diretamente para que o mercado tivesse um bom volume de negociações. Para se ter uma ideia, em 2020, houve um crescimento de mais de 230% em relação às vendas de imóveis, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo a matéria publicada na página da Abecip.

Já em 2021, os números foram ainda melhores. Afinal, apenas no primeiro trimestre foi registrado um crescimento de 247% em comparação ao período do ano passado. Boa parte desses números se deve ao crescimento das vendas nos setores de luxo e alto padrão, haja vista que o investimento nesse tipo de segmento independe do cenário econômico.

Principais tendências do mercado imobiliário em imóveis de luxo

Por conta da pandemia, passar mais tempo em casa fez com que as pessoas valorizassem ainda mais o contato familiar. Assim, as próprias residências tornaram-se um ambiente de encontro e lazer, mas também um espaço para estudar e até mesmo trabalhar.

Sendo assim, o mercado imobiliário hoje é formado por pessoas com novas necessidades – e é justamente por isso que os projetos de grandes empreendimentos imobiliários tiveram que se adaptar. Mas, afinal, o que avaliar na hora de comprar um imóvel nos próximos anos?

A seguir, entenda quais são as tendências do mercado imobiliário para 2022:

Cuidados com a saúde

Com a chegada do vírus da COVID-19 no país, o governo propôs medidas restritivas muito severas, incluindo o fechamento de espaços públicos e privados, a fim de impedir a propagação da doença. Com esse tipo de restrição imposta, as pessoas acabaram adaptando suas casas para uma nova realidade.

Isso inclui, além da criação de novos regimes de trabalho, com a implementação do home office, também o cuidado maior com a saúde – o que fez com que as pessoas investissem em equipamentos e serviços para melhor cuidar da saúde e do corpo diretamente na própria moradia ou no condomínio, que já contam com espaços fitness completos.

Automação

Embora não seja exatamente uma novidade, a automação residencial é uma tendência que cada vez mais vem se consolidando, sobretudo com o surgimento de novas tecnologias nos últimos anos. As chamadas “casas inteligentes” oferecem aos moradores maior controle sobre diversas atividades, além de proporcionar maior segurança, conforto e autonomia.

Isso porque, por meio de dispositivos específicos, o usuário é capaz de realizar tarefas simples, como acender uma lâmpada, trancar a porta, acionar o fechamento de cortinas, ligar ou desligar aparelhos de som e garantir a integridade do imóvel, impedindo que pessoas estranhas entrem na casa.

Personalização de apartamentos

Outro serviço que está na moda é a personalização de apartamentos que, assim como os imóveis que oferecem aos interessados opções especiais de projeto arquitetônico, promove uma maior autonomia na hora de estabelecer todos os detalhes de um projeto. A diferença é que, nesse caso, a liberdade de escolha é integral.

Dentre os motivos pelos quais a personalização dos imóveis está em alta, destacam-se os seguintes aspectos:

  • Modificações na planta: possibilita uma avaliação melhor do layout do imóvel, a fim de sugerir a melhor configuração da construção, de modo que assimile bem todas as necessidades do morador, tal como o posicionamento da mobília e dos corredores, a divisão dos ambientes, o tamanho da área interna ou externa etc.
  • Escolha do acabamento: prevê a definição dos acabamentos que serão utilizados em todas as etapas construtivas do imóvel, priorizando o uso de produtos que combinem com o estilo dos futuros moradores. Dependendo da negociação, é possível definir desde o material do piso até as louças, por exemplo.
  • Personalização integral: nesse pacote, o morador tem a possibilidade de escolher todos os elementos do imóvel, a fim de que a casa ou o apartamento revele sua identidade e, ao mesmo tempo, seja completamente funcional.

Sustentabilidade

Métodos construtivos baseados na sustentabilidade deixaram, há algum tempo, de ser um diferencial. No mercado imobiliário de hoje, esse é um conceito indispensável em qualquer empreendimento de luxo ou alto padrão.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas em gerar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente. Por isso, muitas construtoras apostam no uso consciente de recursos naturais, sendo essa uma das principais tendências do mercado imobiliário.

Áreas verdes privativas

Além de valorizar ainda mais o contato familiar, o isolamento social provocou nas pessoas maior interesse pelo contato com o meio ambiente. Considerando essa tendência, que ficou ainda mais marcada nos últimos anos, os imóveis passaram a oferecer espaços exclusivos, com áreas verdes internas e externas.

Bons exemplos disso são os projetos com fachadas verdes, ambientes com jardins suspensos e hortas individuais dentro de casa.

Apartamentos espaçosos

A maioria dos consumidores têm preferência por imóveis com espaços amplos. Isso se dá, principalmente, porque ambientes maiores permitem ao morador uma melhor qualidade de vida, conforto e privacidade.

Considerando as tendências do mercado imobiliário, um imóvel espaçoso é fundamental até mesmo para trabalhar em regime de home office e fazer aulas on-line confortavelmente, por exemplo.

Privacidade

Por fim, outra forte tendência do mercado imobiliário em 2023 passa diretamente pela preferência por imóveis bem localizados, tendo em vista que eles disponibilizam aos moradores maior privacidade.

Afinal, como é comum que as pessoas fiquem mais tempo em casa, naturalmente, priorizam-se espaços privativos a fim de preservar a intimidade.

Quais são as expectativas para o mercado de alto padrão em 2023?

Os efeitos da pandemia ainda se refletem sobre o mercado imobiliário, especialmente em relação ao comportamento dos consumidores. Durante o período, importantes mudanças em relação à negociação de imóveis foi estabelecida, graças ao fato de que as pessoas estão mais dispostas a viver em um imóvel de melhor padrão.

Consequentemente, muitas incorporadoras passaram a investir em empreendimentos que oferecem espaço de trabalho colaborativo, varandas multifuncionais, entre outros ambientes, a fim de que as pessoas pudessem trabalhar no conforto de casa – aproveitando a tendência do home office popularizado com a pandemia.

Outra importante expectativa em relação aos próximos anos, no mercado imobiliário, é a criação de uma minicidade dentro dos condomínios de alto padrão. Inclusive, muitos empreendimentos já contam com lojas de conveniência, lavanderia compartilhada, entre outras comodidades.

Facilidade e comodidade, aliás, são fatores muito importantes e com grande influência sobre o mercado atual e futuro.

Ademais, outras expectativas em relação ao mercado imobiliário de alto padrão em 2023 são a ampliação do número de quartos e o surgimento de novas tecnologias, sobretudo em relação à assinatura digital, que facilitará o fechamento de contratos a distância.

As tendências do mercado imobiliário vêm se transformando a cada dia, permitindo que o setor se expanda cada vez mais. Prova disso é que há, hoje em dia, muito mais tecnologia no processo construtivo de um empreendimento imobiliário de luxo.

Por isso, investir em um imóvel, seja ele para morar ou alugar, é uma aplicação que oferece excelente rentabilidade hoje e com grande potencial para os próximos anos.

Conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com o nosso time de consultores.

Gostou deste artigo sobre as tendências do mercado imobiliário? Então, confira outros títulos que separamos para você:

    Tags:
Veja Também
5 dicas para aproveitar a piscina do condomínio.
A piscina do condomínio é um verdadeiro paraíso para relaxar, divertir-se e curtir os dias quentes, ainda mais para a criançada, que adora aproveitar...

Saiba mais

Vantagens de comprar um empreendimento pronto para morar.
Quem nunca almejou ter um empreendimento para chamar de seu? Optando por um apartamento pronto para morar, esse momento pode ser mais rápido e...

Saiba mais

Dicas ao escolher um empreendimento para investir. 
O investimento em imóveis de luxo é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens, como segurança,...

Saiba mais

Olá, deseja saber mais sobre algum imóvel?