Menu
 
Vale a pena comprar imóvel na planta? Veja as principais vantagens e os cuidados

Na hora de adquirir uma propriedade, é muito comum surgir a seguinte dúvida: vale a pena comprar imóvel na planta?

De modo geral, comprar imóvel na planta apresenta uma série de benefícios, que tornam a transação bastante vantajosa.

Evitar dores de cabeça com construções antigas ou com reformas são uns dos principais motivos que influenciam na hora de escolher por uma propriedade na planta.

Neste artigo, abordaremos sobre como funciona a compra e se realmente vale a pena comprar um imóvel na planta. Continue a leitura!

Afinal, vale a pena comprar um imóvel na planta?

Empreendimentos novos, com todas as comodidades oferecidas nos imóveis modernos,  como piscina, área gourmet, academia, salão de festas etc., não costumam ter valores baixos, sobretudo quando localizados em regiões mais valorizadas.

Por outro lado, aqueles que preferem esperar alguns meses ou anos e decidem comprar imóvel na planta conseguem não apenas garantir os itens da sua lista de desejos, como ganha a possibilidade de encontrar o seu apartamento do jeito que sempre sonhava.

Sem falar que, depois de finalizado, o imóvel é valorizado e fica um pouco mais caro. Certamente, esse é um dos motivos que o asseguram de que vale a pena comprar imóvel na planta.

Além dos valores mais baixos, os compradores garantem:

  • maior flexibilidade no pagamento;
  • possibilidade de customizar o imóvel;
  • menor burocracia e problemas com a documentação.

E como funciona a compra de um imóvel na planta?

As vantagens acima convenceram você de que vale a pena comprar imóvel na planta? Então, seu próximo passo é o planejamento.

Entenda como estão suas finanças e quanto da sua renda está disponível para adquirir a sua propriedade.

Após organizar as suas finanças, reúna sua família e faça uma lista de itens que o imóvel deve ter, incluindo as comodidades do empreendimento, como academia, piscina, projeto paisagístico etc. Durante esse momento, busque estabelecer o que é essencial.

Com sua lista de necessidades (e desejos) finalizada, está na hora de procurar por empreendimentos. Acesse o site das construtoras em sua cidade e analise as opções disponíveis.

Em seguida, compare todas aquelas que satisfazem suas vontades, considerando fatores como:

  • valor do imóvel;
  • condições de pagamento;
  • localização;
  • comodidades e diferenciais.

Não se esqueça de entrar em contato com as empresas para solicitar valores e condições personalizadas. Além disso, visite os decorados para entender melhor a planta do imóvel e analisar se ele realmente funciona para você.

[newsletter]

O que observar durante a compra de um imóvel na planta?

Antes de comprar imóvel na planta, é imprescindível se atentar a alguns pontos. Confira-os abaixo.

Conheça a construtora

Durante as suas pesquisas, não foque apenas nas qualidades e informações sobre o imóvel, mas investigue também a construtora que será responsável por dar vida ao empreendimento.

Busque por relatos e feedbacks de outros clientes, avalie a qualidade das obras entregues e a ocorrência de problemas durante o processo de construção e entrega, como atraso ou promessas não cumpridas.

Outro cuidado fundamental é analisar a saúde financeira da construtora. Assim, você evita investir seu dinheiro em construtoras com muitas dívidas e grande potencial para falência.

Analise a documentação do empreendimento

Você sabia que o imóvel em construção apenas pode ser vendido com o registro da incorporação no cartório?

Então, antes de assinar o contrato, verifique se a construtora realizou esse registro.

Analise também com cuidado as demais documentações e, se possível, conte com o suporte de um advogado ou corretor de imóveis.

Avalie o custo-benefício

Para decidir se realmente vale a pena comprar imóvel na planta, também é fundamental analisar o custo-benefício de toda a operação, não apenas do valor total da compra, incluindo fatores como:

  • comodidades do condomínio;
  • tamanho do imóvel;
  • localização;
  • prazo de entrega.

Com essa avaliação geral, você será capaz de entender se a transação é vantajosa em todos os aspectos.

Dica: faça uma pesquisa de mercado, verificando o valor dos imóveis com as mesmas características, para entender se vale a pena comprar imóvel na planta ou se é melhor escolher uma das opções disponíveis imediatamente.

Confira se o contrato contém cláusulas de garantia ou proteção

As cláusulas de garantia visam proteger tanto o comprador como a construtora de sanções em relação ao atraso na entrega do empreendimento.

Para fornecer maior celeridade ao contrato, o documento deve conter cláusulas referentes a essa proteção, sobretudo com estas informações:

  • prazo máximo da obra e período de tolerância;
  • prazo de troca de materiais ou conserto de defeitos;
  • garantia sobre problemas estruturais que prejudicam a segurança do imóvel;
  • multas e penalidades em caso de descumprimento das cláusulas.

Analise também as condições impostas pelas cláusulas de desistência, assim você pode negociá-las ou evitar determinações abusivas.

Pondere o prazo de entrega

Muitas pessoas dizem que não vale a pena comprar imóvel na planta em razão da principal desvantagem desse investimento: o longo tempo de espera.

Afinal, você vai precisar esperar todo o empreendimento ser finalizado, revisado, para finalmente ser entregue – processos que demoram, no mínimo, um ano, sem considerar os atrasos, que costumam ser bastante comuns.

Então, antes de comprar imóvel na planta, considere bastante o prazo de entrega e a sua urgência em se mudar para o novo lar.

Imóvel pronto ou na planta: como escolher a melhor opção?

Ainda que valha a pena comprar imóvel na planta, escolher entre essa opção e o imóvel pronto é uma decisão bastante pessoal, que deve considerar, sobretudo, o tempo de construção do imóvel.

Por exemplo, caso você esteja noivo e o casamento ainda vai acontecer no ano seguinte, comprar imóvel na planta é uma ideia viável.

Por outro lado, imagine que você e seu(sua) cônjuge ainda moram com seus pais e estejam esperando um filho, que vai nascer em três meses. Nesse caso, comprar imóvel pronto é a solução mais adequada.

Tudo vai depender das suas condições e necessidades no momento. O importante é saber que, como vale a pena comprar imóvel na planta, dificilmente você vai se arrepender dessa escolha.

Imóveis de luxo na planta: conheça a Mota Machado

A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.

Há mais de 50 anos no mercado, nós sempre buscamos por inovação, tecnologia, sofisticação e a satisfação dos nossos clientes. Assim, garantimos a qualidade do que fazemos e continuamos como referência no mercado imobiliário.

Para saber mais informações sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com o nosso time de consultores.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos que separamos para você:

    Tags:
Veja Também
5 dicas para aproveitar a piscina do condomínio.
A piscina do condomínio é um verdadeiro paraíso para relaxar, divertir-se e curtir os dias quentes, ainda mais para a criançada, que adora aproveitar...

Saiba mais

Vantagens de comprar um empreendimento pronto para morar.
Quem nunca almejou ter um empreendimento para chamar de seu? Optando por um apartamento pronto para morar, esse momento pode ser mais rápido e...

Saiba mais

Dicas ao escolher um empreendimento para investir. 
O investimento em imóveis de luxo é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens, como segurança,...

Saiba mais

Olá, deseja saber mais sobre algum imóvel?